Telegram ou Viber? Como usar essas ferramentas de comunicação no seu negócio?

A semana começou agitada não é mesmo? O tempo vai passando super rápido, e está cada vez mais difícil de acompanharmos! Este post, por exemplo, tem como objetivo falar sobre o bloqueio do WhatsApp, e as ferramentas de comunicação que podemos utilizar para substituí-lo. Porém, antes que a nossa equipe pudesse concluir o artigo, a justiça já havia liberado o aplicativo novamente!

Mas, mesmo com o retorno do serviço, toda essa situação abre um alerta para usuários e empresas: não podemos ficar “presos” a uma única ferramenta de comunicação.

Primeiramente, podemos apontar que é saudável para o mercado estar sempre testando outras ferramentas de comunicação e descobrir novas formas de se impactar seus clientes, pois sempre há algo novo que vem para ajudar e ampliar os resultados. Em segundo lugar, vale a pena garantir uma outra forma de comunicação caso aconteçam casos semelhantes com o próprio WhatsApp ou com outras redes sociais.

Entre as ferramentas disponíveis no mercado, há 2 que estão se destacando: o Viber e o Telegram. Este último, por sinal, ganhou 7 milhões de novos cadastros no Brasil durante as 24 horas que o Whats ficou fora. E para lhe ajudar a escolher uma das ferramentas, nossa equipe separou as principais características de cada uma delas. Vamos conferir?

Telegram

Criado na Rússia, o design deste aplicativo é muito semelhante ao do WhatsApp, nos ícones de enviar mensagem de texto e voz, envio de emojis entre outras funções. A semelhança é tão próxima que pode confundir usuários achando que é a mesma empresa que desenvolveu os 2 mensageiros.

Mas o Telegram tem algumas características únicas, e que vão te agradar muito:

  • Responde a mensagens anteriores: Sabe quando alguém faz uma pergunta em um grupo, várias pessoas comentam e depois você responde “Pedro, a pergunta que você fez mais cedo…”? Essa tentativa de responder a uma mensagem enviada horas atrás fica mais fácil com o Telegram, pois o app tem a função de responder a uma mensagem em específico, deixando sua resposta a baixo da mensagem selecionada.

ferramentas de comunicação

  • Outra função muito importante também é a de marcar pessoas em um grupo através de seu nome de contato no Telegram, com a tag “@”. Por exemplo, @paolasetamkt. Enviando uma mensagem em um grupo e informando o nome do contato, o mesmo será notificado que foi marcado em uma mensagem.

Porém, o Telegram não possui ainda opção de chamada igual ao Whats. Mas isso é compensado com a super função de chat secreto, conversa que não é armazenada nas nuvens do Telegram, e somente usuários podem ver.

Viber

O Viber vem conquistando usuários há mais tempo e atualmente possui um número maior de downloads, mas ainda não conquistou o marketshare do WhatsApp. O que chama atenção neste aplicativo é a personalidade, pois possui características diferentes dos demais e que o faz único. A começar pela cor, que chama atenção, o Viber apresenta ícones diferentes mas que não são difíceis de entender a função que representa.

  • Chamada: O Viber possui opção de chamada Viber Out, semelhante ao sistema utilizado pelo Skype, que utiliza créditos para fazer uma ligação para fixo e telefone móvel;
  • Chats Abertos: Outra ferramenta muito interessante são os grupos abertos, grupos iguais aos do WhastsApp mas nesse caso você não precisa ser adicionado ao grupo, o Viber apresenta vários grupos separados por tipos de interesse, e você entra no grupo se quiser, igual a um grupo de Facebook.

Telegram x Viber

Em se tratando de visual ambos aplicativos agradam, mas o Viber utiliza um design talvez voltado para um público mais adolescente, então o Telegram se encaixa com perfil empresarial, porém perde em não ter opção de chamada igual ao Whats e Viber.
A função de grupos abertos do Viber traz pontos positivos, mas a chance de responder a uma mensagem antiga surpreende no Telegram, que também ganha pontos permitindo o envio de arquivos até 1,5GB.

Como usar a ferramenta para negócios

Ferramentas de comunicação sempre são amplamente exploradas no meio dos negócios. Empresas de diferentes setores e tamanhos aproveitam todos os tipos de canais para se conectar com seu público. Com aplicativos como o Whatsapp, Viber e Telegram não poderia ser diferente!

Já sabemos tudo o que o Whats pode fazer pelo seu negócios. Mas a questão é que essas outras duas ferramentas também poder vir a somar!

Um fator interessante sobre elas é que essas ferramentas possuem versão desktop, e o melhor, não precisam que seu celular esteja conectado a internet, como na versão web do Whats. A interação nos grupos abertos do Viber pode abrir novas oportunidades de reconhecimento de marca e feedback das suas personas, já que são grupos de pessoas com interesse em comum. Já pelo Telegram, a facilidade e rapidez facilitam a comunicação, e um trunfo é o envio de arquivos, muito utilizado no meio empresarial.


Autor convidado: Fernando Daleffe do Canto, 22 anos, estudante de Administração Marketing e Publicidade, Redator Freelancer, Consultor de Negócios e  Analista de Marketing Digital na WebMais Sistemas. Contato: Perfil do LinkedIn


Quer planejar sua atuação nessas e em outras redes sociais? Então baixe gratuitamente nosso eBook: Planejamento de mídias sociais para 2016:

mídias sociais