Por que criar um blog empresarial?

Blog empresarial?

Com o marketing digital avançando como estratégia de comunicação nos mais variados tipos de empresas, os blogs empresariais (como o Blog da Seta) tornaram-se ferramentas de atração de tráfego, geração de leads, educação do mercado e vendas.

Nesse post você vai entender por que criar um blog empresarial e quais os benefícios dessa estratégia para a sua empresa.

Por que ter um blog empresarial?

Talvez você imagine que blogs são ferramentas de comunicação pessoal, e que empresas não devem atuar nesse meio. Se você acredita nisso, espero que depois desse post você esteja convencido de que, no mundo dos blogs há sim espaço para as empresas compartilharem o que sabem e, de quebra, venderem através dessa estratégia!

Blog empresarial para conquistar tráfego

Uma das principais funções dos blogs empresariais é a de atrair tráfego para o site da sua empresa. Isso acontece por que o Google (e outras ferramentas de busca) funcionam a partir de um princípio básico: palavras-chave. É claro que esse princípio básico foi desenvolvido e hoje os mecanismos de busca utilizam vários algoritmos para encontrar o melhor conteúdo para a sua pesquisa.

Porém,  é muito mais fácil o Google indexar um post de blog, com conteúdo concreto e SEO otimizado, um conteúdo que responda à alguma dúvida do seu prospect do que uma página comum do seu site.

Não quero aqui entrar em detalhes sobre a engenharia dos mecanismos de busca, mas sim te fazer entender que o tráfego orgânico do seu site pode alcançar outro patamar, desde que você aposte numa estratégia de marketing de conteúdo concreta.

Veja por exemplo nosso próprio gráfico de acessos do Google Analytics:

blog empresarial

Nos meses de Fevereiro e Março de 2016 passamos por uma reestruturação da estratégia de conteúdo, e por isso não postamos com a frequência ideal. Já em Abril a nova estratégia foi colocada em prática e publicamos 4 posts no mês. O impacto no nosso gráfico de visitas foi imediato!

É por isso que apostamos na estratégia de marketing de conteúdo com nosso blog, para crescer em tráfego no site e conversão de leads, como veremos abaixo!

Blog empresarial para gerar leads

Já falamos aqui como a geração de leads é importante para o crescimento da sua empresa. O que queremos te contar agora é que seu blog empresarial pode contribuir – e muito – para o sucesso dessa estratégia!

Uma vez que você produz conteúdo otimizado para SEO, que é útil para o seu público-alvo, esclarece dúvidas e educa o mercado, as visitas chegarão ao seu blog. Mas, o seu trabalho de marketing não acaba aqui. Ele só começou!

Os visitantes estão chegando, mas eles são apenas números! Você precisa transforma-los em pessoas, para então se relacionar com elas. E é sobre isso que se trata a geração de leads. Portanto, em paralelo à sua estratégia de conteúdo para blog, você precisa produzir materiais ricos, relacionados às duvidas dos seus prospects, e ofertá-los junto ao conteúdo produzido para o blog.

Veja um exemplo:

blog empresarial

Nesse blog post falamos sobre o que é o CAC. No final do texto acrescentamos uma oferta de eBook relacionada ao assunto do post. A partir desse call-to-action (chamada para ação) conseguimos converter os visitantes do blog em leads.

Blog empresarial para educar seu mercado

Além de adquirir tráfego para seu site e gerar leads, seu blog empresarial também é uma ferramenta útil para educar o mercado sobre seu negócio, produtos ou serviços. Muitas vezes os seus potenciais clientes não conhecem o tipo de solução que você oferece. Algumas vezes eles nem sabem que tem um problema para ser solucionado!

É aí que entra a produção de conteúdos originais pela sua empresa! Escreva sobre as principais dores e dificuldades do seu prospect. Utilize o blog como um canal de comunicação, uma forma de demonstrar como sua empresa pode ajudar o cliente à solucionar pequenas dificuldades do seu dia-a-dia.

Dessa forma você vai conquistando a confiança do leitor e tornando sua marca referência de conteúdo no seu nicho de mercado.

Blog empresarial para dar suporte à venda

Por último, mas não menos importante: o seu blog empresarial pode servir de suporte à venda.

A medida que você produz conteúdos úteis e didáticos para o seu mercado-alvo, você está também criando argumentos de venda para a solução que oferece. Esses materiais podem seu usados pela sua equipe de vendas para derrubar objeções de prospects, convencer sobre os benefícios da sua solução e posicionar sua empresa como referência de mercado e melhor opção de contratação/ compra.

Dicas finais:

  • Sua empresa pode estar perdendo tráfego >> conversões >> clientes sem um blog empresarial!
  • Torne-se referência do seu nicho de mercado.
  • Comunique-se com a sua audiência de forma natural e didática, use o blog com o objetivo inicial de ajudar seu público-alvo, as vendas serão consequência!
  • Escreva artigos originais e otimizados em SEO, ajude o Google à encontrar sua empresa!
  • Divulgue os conteúdos produzidos! Utilize o e-mail marketing, redes sociais e mailing pessoal para pulverizar seu conteúdo na internet.
  • Tenha disciplina e consistência com seu blog.
  • Para ter consistência, comece com calma, planeje-se e tenha compromisso com a produção de conteúdo!
  • Recomendamos começar com pelo menos 4 artigos mensais, ou 1 por semana.
  • Crie uma agenda de publicações coesa, link artigos entre si e crie séries com continuidade, assim você fideliza seu leitor.
  • Abuse da criação colaborativa, engaje seu equipe e parceiros à criar conteúdos para o seu blog empresarial. Com certeza todas as pessoas ao seu redor tem algo de útil para compartilhar!

Se você comprou essa ideia mas acredita que precisa de um guia para te ajudar na missão de criar e manter seu blog empresarial, saiba que você pode contar com a Seta!
Converse gratuitamente com um de nossos consultores e descubra como podemos ajudar sua empresa a ampliar seus resultados!

fale com a gente