Como definir em quais redes sociais atuar?

As mídias sociais fazem parte do nosso dia-a-dia, não é mesmo? Estamos conectados à elas praticamente 24 horas por dia. São diferentes tipos de redes – com diferentes objetivos –  onde postamos informações sobre nossa vida, fotos de momentos importantes, vídeos divertidos, informações profissionais e sobre nossa carreira, entre outras (muitas) possibilidades.

Com a crescente participação do público nas redes sociais, as organizações tem conquistado seu espaço nessas mídias, explorando ao máximo o potencial de relacionamento que cada uma delas proporciona. Porém, entre tantas redes, como focar e definir a atuação da marca em cada uma delas? Se você já se fez essa pergunta, você está no lugar certo!

Nosso objetivo com este post é te ajudar a definir em quais redes sociais atuar!

Nichos e tipos de mídias sociais

Se você pensa que todas as redes sociais são iguais, e atua de forma igual em todas elas, com os mesmos objetivos e estratégias… sinto lhe informar, mas está na hora de mudar!

Novas redes sociais surgem de tempos em tempos, muitas delas são parecidas, possuem o mesmo público-alvo, ou mecânica de funcionamento, mas cada uma tem suas peculiaridades!

Para construir uma estratégia eficaz nas redes sociais você precisa entender suas diferenças e tirar proveito delas. Para isso vamos primeiro dividir os tipos de redes sociais em nichos específicos, com características em comum:

  • Vídeos: 

São uma forma muito efetiva para divulgação de conteúdo, além de proporcionarem altas taxas de engajamento. A produção de conteúdo em vídeos tem se tornado muito popular, e faz parte da rotina e estratégia de marketing digital nos mais variados tipos e tamanhos de empresa.

No nicho de vídeos, podemos destacar o mais do que conhecido Youtube. Mas também existem outras opções semelhantes, como o Vimeo! Uma opção mais sofisticada e menos “concorrida” do que o Youtube. Porém ele está disponível no modelo freemium, onde o usuário pode usar somente 500 MB semanais na versão gratuita.

  • Vídeos rápidos: 

Snapchat, Vine e o Instagram também; são redes sociais que permitem o compartilhamento de vídeos rápidos, com poucos segundos. Mas que são ideais para lançar rápidas ideias e alcançar até os seguidores mais apressados. Uma tendência para sua empresa ficar de olho!

  • Fotos: 

Uma imagem pode falar mais do que mil palavras, certo? É por isso que as pessoas gostam tanto de postar e visualizar fotos nas redes sociais! Imagens engajam seu público-alvo e  transmitem conteúdo de forma rápida e efetiva.

Nessa categoria podemos destacar o Instagram, o Flickr e o Pinterest. As diferenças entre essas opções são: o Instagram tem como foco a publicação de fotos com perfil menos profissional, tiradas com a própria câmera do smartphone; já o Flickr se posiciona como uma rede para e por fotógrafos, onde imagens com técnica avançada são compartilhadas. O Pinterest, uma rede social relativamente nova, mas muito promissora, onde o usuário pode criar um quadro de inspirações com imagens postadas por outros participantes, ou encontradas em diferentes páginas da internet.

Esses tipos de mídias sociais são uma aposta certeira, principalmente para empresas que fornecem produtos e serviços para o consumidor final. Nossa dia é: divulguem nessas redes seus conteúdos, e não somente produtos e serviços.

  • Transmissões online: 

Aposto que você já assistiu a pelo menos uma palestra, curso ou hangout online através do Youtube Live! Estou certa? A popularidade das transmissões online tem crescido e abocanhado uma gorda fatia da estratégia de produção de conteúdo das empresas, não é para menos que o Facebook já se apressou e tem apostado muitas fichas no Facebook Live. Na mesma onda, o Twitter também lançou o Periscope, aplicativo mobile para transmissões online.

Utilizados para compartilhar conteúdos, conhecimentos e experiências, os vídeos gravados em tempo real tem sido amplamente explorados pelos grandes produtores de conteúdo brasileiros. Seus diferenciais? Permitem interação em tempo real com os espectadores, através de curtidas, comentários e perguntas durante a transmissão.

  • Comunicação: 

As mídias digitais para comunicação aproximam empresas de seus clientes e potenciais clientes. Nesse nicho podemos destacar o Skype, Whatsapp, e os recém bombados (após o último bloqueio do Whatsapp) Viber e Telegram que permitem o atendimento e comunicação das marcas com seus prospects e clientes de forma eficiente e gratuita!

  • Compartilhamento geral: 

Vídeos, fotos, textos, links e comunicação. O Facebook e o Google+ atuam como redes que  contemplam todos esses aspectos, além  do Twitter, que difere das outras redes como uma opção para compartilhamento rápido da informação. São só 140 caracteres para transmitir sua mensagem, é melhor que ela seja incrível!

Perdurando como a maior rede social do mundo, o Facebook precisa estar presente na sua estratégia de marketing digital! E não se esqueça de abraçar todas as oportunidades da rede, compartilhando links, fotos, vídeos e conversando com seus seguidores!

Mas, é preciso também lembrar do Google+ e do Google Meu Negócio, mantendo as informações da sua empresa atualizadas nessas plataformas, beneficiando assim as buscas orgânicas para a sua empresa realizadas no Google.

  • Bussiness: 

O último principal nicho de redes é o que engloba o LinkedIn, com foco empresarial e o objetivo de conectar empresas e pessoas. O LinkedIn é uma rede que vem crescendo muito, e já alcança os 400 milhões de usuários que compartilham em seus perfis informações profissionais.

Como definir em quais redes sociais atuar?

Com tantas opções de redes sociais, como escolher onde investir tempo e dinheiro para obter resultados reais? Empresas tem necessidades diferentes, portanto podem atuar em diferentes tipos de redes; cabe a nós entender qual rede impacta o nosso publico alvo da maneira mais efetiva possível.

Um dos principais fatores para definir em quais redes sociais atuar é o seu tipo de público. E nesse aspecto podemos dividir a massa inicialmente em pessoas ou empresas:

Empresas de atuação B2C

Redes sociais indicadas para todos os nichos:

  • Facebook, Google+, Twitter – divulgue seus conteúdos gerais (blog posts, materiais para download), informações da empresa e de seus produtos.

Exemplos para nichos específicos:

  • Beleza, fitness e bem-estar: Instagram, Periscope, Youtube, Snapchat – compartilhe dicas, fotos, bastidores, entrevistas e hangouts com especialistas do seu nicho.
  • Moda: Instagram, Snapchat, Pinterest – compartilhe fotos dos produtos e de formadores de opinião usando-os, divulgue promoções, dê dicas de moda e estilo.
  • Decoração: Instagram, Youtube, Snapchat, Pinterest – compartilhe fotos e vídeos de ambientes, ensine tutoriais de decoração e DIY, mostre os bastidores do negócio.
  • Automobilístico: Instagram, Snapchat, Periscope – compartilhe detalhes sobre os produtos, faça transmissões sobre dúvidas e dicas da área, divulgue promoções e ofertas especiais.
  • Lazer e hotelaria: Instagram e Snapchat – divulgue detalhes do dia a dia e rotina da empresa, instigando a curiosidade dos seguidores.

Empresa de atuação B2B

Redes sociais indicadas para todos os nichos:

  • Facebook, Google+, LinkedIn – divulgue informações da empresa e seus produtos, postagens do blog corporativo e conteúdos interessantes para o seu público.

Exemplos para nichos específicos:

  • Tecnologia: Twitter, Youtube e Periscope: compartilhe seus conteúdos principais no mini blog e abuse das plataformas de vídeo para criação de cursos, webinars e treinamentos.
  • Contabilidade: Youtube e Periscope: crie conteúdos didáticos e interessantes para seu público alvo, usando os vídeos como plataforma de comunicação.
  • Máquinas e equipamentos: Youtube: divulgue vídeos demostrativos dos produtos da empresa, e também conteúdos exclusivos voltados para sanar dúvidas e dificuldades de seus prospects e clientes.
  • Consultorias: Periscope e Youtube: crie vídeo-aulas com as principais dores dos seus clientes, demonstre através desses canais seu know-how no assunto.

Esperamos que com todas essas dicas a tarefa de definir em quais redes sociais atuar tenha se tornado mais fácil!


Quer aprender mais sobre como iniciar sua jornada no Marketing Digital? Então baixe nosso Passo a Passo gratuito de Marketing Digital para iniciantes:

marketing digital