O que é um lead? E por que ele é importante?

Se você tem pesquisado ou lido a respeito de marketing digital já deve ter se deparado com o termo lead. Estou certa?

Uma palavra que pode parecer nova para quem está iniciando sua trajetória com o marketing digital, mas que aos poucos vai se tornando corriqueira e essencial para o desenrolar da sua estratégia.

Nesse post do blog já falamos sobre o significado desse e de outros termos usados no marketing digital; mas hoje queremos abordar mais a fundo o conceito e importância dos leads para uma estratégia efetiva.

passo a passo de marketing digital

O que é um lead?

Vejamos algumas definições de lead que encontramos através de uma rápida busca no Google:

A palavra lead se tornou popular entre empresas que trabalham com o marketing digital, que começaram a tratar seus visitantes como clientes em potencial, desenvolvendo estratégias para gerar contatos e enviá-los para a parte comercial. Com isso, lead se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo. Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço.” – Redator Rock Content 

 

Leads na linguagem de marketing e vendas significam um contato novo que a empresa recebe. Por exemplo, tanto o caso de um cartão de visitas quanto o de um formulário de e-mail recebido temos aí o lead, que pode chegar a ser um comprador dos produtos da empresa ou não. Portanto, um lead ainda não é necessariamente um potencial comprador; em outras palavras, o lead é um novo contato.” Diego Ivo 

 

A definição de leads é simples: Um lead é uma pessoa que tem, de alguma forma, interesse nos produtos ou serviços da sua empresa. Sério? É isso? Lead é um cliente potencial? Isso mesmo! Lead é uma pessoa que tem interesse ou quer comprar o seu produto ou serviço.” Saulo Medeiros 

Portanto podemos entender que os leads são todas as pessoas que forneceram à empresa alguma forma de contato.

Mas, para uma estratégia de marketing digital o conceito de lead ainda vai um pouco além. Precisamos entender que um visitante demonstra interesse nos conteúdos, produtos ou serviços da empresa, e então converte-se em lead através de uma Landing Page ou de um formulário de contato. Essa pessoa agora está presente na sua base de contatos, e você sabe qual foi o objeto de interesse dela: um material rico, uma solicitação de reunião, ou até mesmo de orçamento.

A partir dessas informações a empresa tem consciência do possível estágio do lead dentro da jornada de compra: entendendo se ele está mais afastado ou próximo do momento de fechamento.

É nesse ponto que o relacionamento entre lead e empresa se estreitam. Caso o lead não esteja pronto para comprar sua solução você pode continuar nutrindo ele com conteúdos educativos e informações sobre o seu produto. Mas, se ele já entende a necessidade de investir, e está pronto para ser abordado por um vendedor, é hora de partir para o ataque!

Por que os leads são tão importantes?

Uma estratégia de marketing digital eficaz precisa ser baseada na geração de leads qualificados. Leads que possam ser nutridos e encaminhados aos processos finais da jornada de compra da solução que você oferece.

Os leads são importantes pois eles dão sentido à estratégia, eles guiam a produção de conteúdo, de acordo com a receptividade e feedback percebidos. Eles são a real audiência da empresa! São contatos quentes, que você alcança de fato com a sua comunicação e conteúdos. Sem filtros, sem algorítimos, e sem ter que pagar para seu conteúdo ser recebido por eles!

Leads são pessoas que de alguma forma estão interessadas em conhecer mais sobre o seu mercado, seus serviços e produtos, e portanto são clientes em potencial!

Construindo uma estratégia de conteúdo baseada no funil de vendas, criando materiais para topo, meio e fundo de funil, você terá na sua base leads em diferentes estágios. E por que isso é importante? Para garantir uma escala em conversões!

Ao capturar leads que estão próximos ao momento de compra você garante mais contatos qualificados para vendas no curto prazo. Porém é importante converter leads que ainda estão no topo do funil, e nutrir essas pessoas com conteúdos do seu interesse para que no médio prazo possam ser abordadas por um vendedor e convertam-se em vendas!

Já deu para perceber que a geração de leads é muito importante para o sucesso da sua estratégia de marketing digital, certo? Por isso, vamos deixar de perder tempo e colocar a mão na massa para gerar esses leads! Como fazer isso na prática? Siga a nossa trilha:

Você vai precisar de:

-Um canal de comunicação com seu público – preferencialmente um site!

-Landing pages e formulários para conversão dos visitantes em leads – O RD Station é uma ótima ferramenta para criar, manter e gerenciar as landing pages e leads gerados! 

-Uma estratégia de conteúdo para atração de visitantes – que são postagens em blog, como essa!

-E uma estratégia de conteúdos para conversão de visitantes em leads – como estes aqui 😉 

Você vai precisar planejar:

-As personas que pretenderá alcançar;

-Mapear a jornada de compra de cada persona;

-Os objetivos e metas para geração de leads e conversão em oportunidades e vendas;

-Como os conteúdos serão criados;

-Quantos materiais serão disponibilizados – a frequência de postagens;

-Quem será o responsável por escrever os textos;

-Como as landing pages serão divulgadas;

-Como os leads serão nutridos – fluxos de automação ou e-mail marketing

-Definir critérios para qualificar leads e oportunidades;

-Abordar o lead e vender para ele;

-Como e quando os resultados serão analisados.

Ficou assustado com o tanto de terefas e acredita que precisa de ajuda com todas elas? Fale com a gente, nós podemos te ajudar a planejar e executar cada uma dessas etapas para transforar sua empresa numa máquina de geração de leads, vendas e sucesso!

fale com a gente