Marketing digital para pequenas empresas

Já vamos falar sobre marketing digital para pequenas empresas. Mas espere só um pouquinho, pois antes vamos falar rapidinho sobre a pequena empresa em si.

Uma pequena empresa tem necessidades diferenciadas. Desafios e oportunidades que não são comuns às grandes corporações. Uma pequena empresa tem seu próprio ritmo de trabalho e de crescimento. E, muitas vezes, tem recursos muito mais limitados do que as empresas maiores dispõem.

É por esse motivo que as estratégias de marketing digital para pequenas empresas precisam ser muito bem planejadas e executadas. Visando sempre o alcance dos objetivos propostos e a sustentabilidade da empresa.

Nesse cenário de desafios e incertezas muitas vezes a pequena empresa tem dificuldades em dividir os recursos disponíveis, deixando assim de investir em campanhas de marketing, ou em melhorias e inovações. É a típica solução de “ir levando como está”, o que pode resultar em uma desatenção à oportunidades de crescimento e interrupção do avanço da marca no mercado!

O marketing tradicional e a pequena empresa:

Mesmo em meio à essas particularidades e desafios, sempre aconselhamos pequenos negócios à reservarem uma parte do seu orçamento para investimentos em marketing e comunicação.

E, especialmente no aspecto de comunicação, uma pequena empresa tem necessidades especiais. Na grande maioria dos casos não há como aplicar estratégias de comunicação consagradas e aprovadas por grandes marcas na realidade de uma pequena empresa.

Não há fórmula pronta para o sucesso! O que existe são características, mercados, audiências e recursos diferentes, que precisam ser encarados de forma única na hora de se planejar e executar ações de comunicação.

Por esse motivo, ao se criar um plano de comunicação e marketing uma pequena empresa sempre deve ter em mente os objetivos e metas para cada uma de suas ações.

Vejamos dois exemplos:

  • Participação em feira de negócios – Objetivo: Geração de leads (saiba mais aqui) e Fechamento de vendas. Metas: Gerar 300 leads, Fechar 15 vendas.
  • Patrocínio de eventos – Objetivo: Reconhecimento de marca. Meta: Aumentar em 7% o brand awareness do mercado da região.

Percebemos que os objetivos são diferentes, porém ambos possuem metas estabelecidas e mensuráveis, seja através de pesquisa com o mercado ou com informações internas da empresa.

O importante aqui é destacar que: seu planejamento de comunicação deve ser pensado para atingir objetivos. Será que comunicar sua marca só com o intuito de aparecer na mídia vai lhe trazer resultados financeiros? Será que seguir a onda e fazer tudo o que os seus concorrentes estão fazendo é a melhor opção?

Fazer marketing pode custar caro. Fazer marketing sem planejamento, e sem objetivos específicos a serem alcançados pode custar muito caro.

A estratégia de marketing de uma pequena empresa precisa ser realista, focada, eficiente e mensurável. E é por esse motivo que a cada dia mais  as pequenas empresas (e as grandes também…) estão apostando seus esforços e recursos no marketing digital.

O marketing digital para pequenas empresas

E porquê o marketing digital tem sido escolhido como aposta certeira por tantas pequenas empresas? Já falamos um pouco sobre esse assunto aqui no blog mas vale a pena recapitular:

  • O marketing digital é mais barato… Comparado às formas offline de se fazer marketing.
  • O marketing digital é mensurável. Existem dezenas de métricas avaliáveis quando falamos em ações de marketing digital. Você consegue saber como seu consumidor se comporta perante sua abordagem de marketing.
  • Comprova ROI. Por serem amplamente mensuráveis, as ações de marketing digital comprovam seu ROI – retorno sobre investimento. Você avalia os objetivos traçados e quanto custou financeiramente para que eles fossem alcançados.

marketing digital para pequenas empresas

 

Viu? Nós citamos algumas poucas características do marketing digital, mas todas vão de encontro com tudo o que falamos nesse post até aqui!

O marketing digital para pequenas empresas pode ajudá-las  à gerar mais leads e vendas; pois suas ações são segmentadas, mensuráveis e ajustáveis. Ou seja, no marketing digital é possível aprender continuamente, testar e entender o que seu público aceita melhor, e ir ajustando suas ações de acordo com os resultados obtidos.

Você pode se perguntar: mas, peraí, como vou testar e ajustar campanhas, e o dinheiro que estou investindo?

Aí entra aquela primeira e bem interessante característica do marketing digital: suas ações são mais baratas! Você pode começar investindo pouco. Ir configurando suas ações e campanhas e começar a  aumentar o investimento conforme suas metas forem sendo atingidas e consequentemente forem aumentadas.

Marketing digital como ferramenta de crescimento

Além disso, as pequenas empresas devem usar o marketing digital como ferramenta para o crescimento pois ele é mais sobre permissão do que sobre interrupção. As ações de marketing digital baseiam-se na ideia de atender uma demanda do potencial cliente, e não sobre interromper essa pessoa com a comunicação da empresa quando ele não está nem buscando, ou talvez nem sabendo que precisa da sua solução.

Todo o conceito de marketing digital gira em torno do comportamento do seu mercado-alvo. É uma questão de criar autoridade na internet através de conteúdos relevantes, com o objetivo de ser encontrado pelo seu cliente em potencial quando ele buscar pela sua solução, ou por algo relacionado à ela.

Ou então, gerar essa demanda, educando o mercado com conteúdos que provem o quanto sua solução é importante para resolver algum problema ou dificuldade desse cliente. Entenda melhor como o marketing digital funciona lendo esse texto. 

Quando uma pequena empresa investe em marketing digital, com um planejamento adequado e ações bem boladas, ela está investindo na criação de autoridade da marca, na criação de uma base de contatos sólida e relevante, e na geração de vendas à custos reduzidos.

São esses os motivos que nos fazer apostar no marketing digital para pequenas empresas.

Nós sabemos que, para pequenos negócios, cada investimento de recursos vem precedido de uma decisão dura e muitas vezes arriscada. Sabemos também que esses investimentos devem ser seguidos de resultados sólidos e que impulsionem o negócio para a frente.

Mas, a boa notícia é que é sobre isso que o marketing digital se trata, e é por isso que ele tem dado tão certo, seja para pequenas, médias ou grandes empresas.

Ainda tem dúvidas sobre como o marketing digital pode ajudar sua pequena empresa? Nós queremos convencer você!

Por isso estamos te dando um presente: solicite agora 30 minutos de consultoria gratuita com a gente e descubra quais ações de marketing digital são indicadas para o seu negócio!

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