Custo de Aquisição de Clientes, o que é?

custo de aquisição de clientesSe você tem procurado na internet conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas acredito que já tenha se deparado com essa sigla: CAC, que significa: Custo de Aquisição de Clientes.

Mas, caso você ainda não conheça o termo, ou não tenha compreendido bem seu conceito fique tranquilo, esse post nasceu com o objetivo de esclarecer o propósito e importância do cálculo e acompanhamento do CAC por empresas de todos os setores e tamanhos.

 

 

O que é? – O Custo de Aquisição de Clientes é uma métrica.

O CAC mede o custo que uma empresa tem para adquirir um novo cliente. Portanto seu cálculo e avaliação flutua entre os departamentos de marketing e vendas, rateando os custos dessas áreas para definir quanto a organização dispensa, falando-se em verba, para conseguir abocanhar seu desejado novo cliente.

 

O custo de aquisição de clientes baseia seu cálculo na relação de gastos com compromissos financeiros fixos e despesas ocasionados pelos departamentos ou pessoas diretamente ligados à aquisição de clientes, como por exemplo:

 

  • Salários da equipe de marketing
  • Software de marketing digital
  • Serviços terceirizados
  • Compra de mídia
  • Eventos
  • Salários da equipe de vendas
  • CRM
  • Comissões
  • Viagens
  • Despesas gerais do departamento

 

Com todos os gastos relacionados à aquisição de clientes apurados, a empresa consegue então calcular com efetividade seu CAC.

 

Por que o Custo de Aquisição de Clientes é tão importante?

A busca pelo conhecimento e otimização do CAC tem ganhado muitos seguidores nos últimos tempos. Empresas de todos os nichos e tamanhos têm se interessado por descobrir e reduzir seu custo de aquisição de clientes, afim de obter uma operação de marketing e vendas mais eficiente, e uma margem de lucro maior.

 

Portanto, o cálculo do CAC tem se tornado uma métrica essencial à boa administração das ações de marketing e vendas, principalmente na aplicação de metodologias de inbound marketing e inbound sales.

 

É preciso saber quanto a aquisição de um novo cliente representa na operação da organização, para então poder definir novas estratégias, ações, planos e investimentos. O cálculo do CAC está diretamente ligado à taxa de retorno de investimento das estratégias de marketing. Ou seja, quer descobrir de seus investimentos estão mesmo surtindo resultados? Então calcule e acompanhe o custo de aquisição de clientes na sua empresa!

 

Minha empresa precisa calcular o CAC?

Como já falamos aqui em cima: se você deseja entender se seus investimentos em marketing e vendas estão surtindo resultado, então você  precisa calcular o CAC! Ele representa o passo inicial que sua empresa dá em direção da descoberta do ROI (Retorno sobre Investimento) de suas operações.

 

Mas, além de ser um dos componentes do cálculo de ROI, a partir dessa métrica você pode também definir e acompanhar objetivos e metas!

Seu custo de aquisição de clientes é muito alto? Então é hora de delinear um plano de ação para reduzir essa taxa, conquistando mais clientes, com um custo igual ou menor do que sua operação atual!

 

Começar a calcular e acompanhar métricas de marketing e vendas é um passo importante, que toda empresa deve dar, e que leva sua organização em direção à um futuro mais sólido e promissor.

 

Espero que você tenha entendido o que é o CAC e sua importância para o planejamento e operação das atividades de marketing e vendas. Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente nos comentários!


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